• direito1

Regulamento

 1. LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) está sediado no campus I, da Unaerp, no Bloco B, sala 02, à Av. Costábile Romano, nº 2.201, Bairro Ribeirânia, na cidade de Ribeirão Preto/SP, CEP 14095-900, com entrada para atendimento ao público, pela portaria situada na Av. Leão XIII e atenderá nos seguintes turnos:

De segunda a quinta-feira, às 08:00 ou às 13:00 horas – somente com agendamento prévio.

2.CONDIÇÕES BÁSICAS PARA ATENDIMENTO

O Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) atende a população carente, mais especificamente pessoas que tenham renda familiar de, no máximo, 03 (três) salários mínimos, devidamente comprovados. 

Em caso de dúvida, é acionado o plantão do Serviço Social, que procede a levantamento socioeconômico do assistido. 

A rotina de atendimento do Escritório de Assistência Jurídica obedece aos seguintes critérios:

  • O usuário preenche a solicitação de atendimento online https://bit.ly/EAJ-Unaerp, com este cadastro, logo em seguida, será agendado atendimento, nas áreas CÍVEL, unicamente; e será comunicado através do e-mail informado ou telefone. atendimento direto promovido pelos estagiários de plantão, que são responsáveis por preenchimento do sistema com detalhes descritivos do caso apresentado, e confecção do processo relativo ao necessitado;
  • Orientação ao assistido do(s) procedimento(s) necessário(s) para consulta ou encaminhamento do assistido para as advogadas;
  • Solicitação de documentos ao assistido para compor o processo e, em caso de propositura da ação ou representação do assistido em defesa judicial, uma via de procuração "ad judicia", preenchida e assinada;
  • Caso o assistido opte por fazer conciliação pelo CEJUSC, para agilizar o caso, será marcado uma data para a tentativa de acordo, não havendo acordo será proposta a ação. Agendamento do retorno, se for o caso, anotando-se no sistema, para controle do Escritório;
  • Acompanhamento do processo no Fórum, promovido pelos estagiários devidamente designados para tal atividade, juntamente com o advogado.

3.SECRETARIA DO ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA

A Secretaria do Escritório de Assistência Jurídica funciona no mesmo horário de atendimento definido no item 1 deste Regimento, trabalhando, um colaborador (recepção), um colaborador (cadastro) e um funcionário do CEJUSC.

O(a) colaborador(a) é responsável pela triagem socioeconômica, primeiro atendimento e encaminhamento dos assistidos as advogadas e estagiários, de acordo com a natureza do assunto a ser tratado. Se a pretensão não for de natureza jurídica ou existir dúvida sobre a condição socioeconômica do cliente, será acionado o profissional de plantão do Departamento de Serviço Social da Universidade, ou encaminhamento ao órgão competente.

O estagiário é responsável por: Serviço de Controle da Movimentação Processual, têm por responsabilidade: a) receber para ajuizamento e registro as iniciais de ações firmadas por advogadas e estagiários, decorrentes do atendimento; b) recebimento dos feitos em andamento oriundos os cartórios judiciários, cadastros destes processos, assinatura dos respectivos livros de carga e encaminhamento dos mesmos as advogadas e estagiários indicados; c) ao final do expediente, providenciarão a baixa dos feitos e sua remessa para o Fórum competente, anotando as providências tomadas; d) a manutenção e atualização dos arquivos de manifestações e jurisprudência, das pastas individuais de ações propostas, dos ofícios recebidos e expedidos, bem como manutenção de agendas de audiências judiciais e compromissos outros; e) contribuir para com as advogadas e estagiários na digitação de iniciais e requerimentos, petições e recursos judiciais; f) arquivamento das fichas de atendimento, de documentos relativos a ações a serem propostas e das cópias de peças dos processos em andamento, g) preencher os pedidos de requisição de suprimentos, h) assistir audiências e atendimento junto ao plantão VEC (de acordo com o plantão de cada estagiário).

4.GUARDA E ARQUIVO DOS DOCUMENTOS

As advogadas, os estagiários e a Secretaria são responsáveis pelo arquivamento dos documentos dos assistidos, em pastas digitais, e um colaborador arquiva os documentos no sistema existente.

5.ADVOGADAS ESPECIALIZADAS

Para orientação e monitoramento dos trabalhos deste Escritório de Assistência Jurídica, são contratadas, no regime de 40 horas semanais, 8 (oito) advogadas, com especialidades individualmente concentradas nas áreas Cível e Penal, a saber:
Ana Lúcia da Silva - OAB-SP nº 188.677 Fone: 3603-6713

6.ADVOGADA RESPONSÁVEL

É responsável pelo funcionamento administrativo e jurídico do Escritório de Assistência Jurídica, a advogada, ANA LUCIA DA SILVA.

7.NÚMERO DE VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS E DE ATENDIMENTOS, ASSIM COMO A SUA DISTRIBUIÇÃO

O atendimento dos assistidos, acompanhamento dos processos e elaboração de peças processuais são feitos pelos alunos do 5º ano que se inscrevem para o estágio no Escritório.

As vagas, por semestre, são em número compatível com o alunato das 9ª e 10ª etapas do Curso de Direito, sendo que cada estagiário é responsável por um número casos anuais, judiciais ou extrajudiciais, uma vez que o número anual de causas sob a responsabilidade do escritório não pode exceder a 2.500 (duas mil e quinhentas).

  1. CREDENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - OAB

Este escritório está devidamente credenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo , desde 25 de março de l999, tendo sido registrado sob o nº 6.124, às fls. 118, do livro próprio nº 06, e a fiscalização de seu funcionamento compete à 12ª Subsecção da OAB, de Ribeirão Preto, a quem é conferido o livre acesso, inclusive para orientação aos estagiários a respeito dos assuntos atinentes à Ética, Disciplina, Prerrogativas, reclamações e outros assuntos afins. O endereço da OAB - Ribeirão Preto é rua Torquato Rizzi, 215, Jardim São Luiz - Telefone 3623-0370.

9.ESTAGIÁRIOS EM REGIME DE PLANTÃO

Comparecem em cada plantão, mediante escala estabelecida no início de cada ano letivo, um mínimo de 11 (ONZE) alunos por turno de 04 (QUATRO) horas. O estagiário deve assinar listagem de frequência diariamente. Se estiver impossibilitado de comparecer no seu dia, pode fazê-lo em outro, com a autorização da supervisória do departamento. Além disso, deve informar à advogada responsável para as providências que se fizerem necessárias.
A frequência mínima é de 75% (setenta e cinco por cento) dos dias letivos e é automaticamente excluído do Escritório o aluno que deixar de comparecer em dois plantões seguidos, sem justificação, ou perder prazo, que trata-se de falta grave.

Setor de Conciliação

CENTRO JUDICIÁRIARIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS  E CIDADANIA

O Setor Do CEJUSC  Pré-Processual da Unaerp é o resultado de um convênio entre a Universidade de Ribeirão Preto e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a fim de atender a necessidade da ampliação das tentativas de conciliação e mediação de conflitos na área cível da população do município de Ribeirão Preto.

O Setor passa a integrar os serviços oferecidos à comunidade pelo Escritório de Assistência Jurídica da Unaerp, cujos atendimentos contam com a participação dos alunos do curso de Direito da Universidade, sob a responsabilidade e supervisão da advogada Ana Lúcia da Silva.

Para ser atendido pelo Setor de CEJUSC na UNAERP, primeiramente uma das partes interessadas deve procurar o atendimento de assistência jurídica, na sala 02 do Bloco B da Universidade, apresentando um documento de identificação e os dados como: nome completo, endereço e telefone da parte contrária para que a Carta de Convocação possa ser expedida. Após a elaboração de um histórico dos fatos e a expedição da Carta de Convocação para os envolvidos no processo, as audiências são agendadas dentro de um prazo de 15 a 30 dias. Os acordos homologados de até 40 salários mínimos estão isentos da taxa judiciária e outras despesas processuais.

São conciliadores no CEJUSC: Os conciliadores são profissionais credenciados ligados ao Fórum, com a supervisão do colaborador Fabio Ângelo Carmo dos Santos; contando ainda com a participação eventual de conciliadores encaminhados pelo Tribunal de Justiça. Os atendimentos do Setor do CEJUSC Pré-Processual da UNAERP ocorrem na sala 02 do Bloco B, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: (16) 3603-6971.

Destaques

          estagiobranco          jornalbranco          linkbranco          muralbranco          oabbranco 
          periódicoss          stj          stf          professores          unaerp

Notícias do Curso

  •  

    O Prof. Sebastião Sérgio da Silveira, Coordenador do Curso e do PPGDCC da UNAERP foi condecorado pelo Procurador Geral de Justiça Militar da União, na categoria de Grande Oficial, no dia 14.03.2.024, em Brasília, pelos relevantes serviços prestados ao Ministério Público.

    WhatsApp-Image-2024-03-14-at-190407

     

     

     

     

     

     

     

  • O  Curso de Direito e PPGDCC da Unaerp ajudarão a realizar o sonho de uma centena de crianças carentes no Natal, atendendo às cartinhas para o Papai Noel  enviadas aos correios.

    Participe você também e retire sua cartinha em nossa secretaria !

    CARTINHA

     

     

      

  • A Unaerp, participou nessa terça-feira da feira de profissões no Sesi. Nossos professores, alunos, mestrandos e doutorandos lá estiveram para apresentar o Curso de Direito.